top of page
Full_Banne_1920x887_2x.png
Estrutura
great-kiskadee-pitangus-sulphuratus-perched-peacefully-on-a-dry-tree-trunk.png

O bioma Pampa
por tradição é uma
região de produção pecuária, que foi base

para o desenvolvimento econômico da região
e da cultura local.

A pecuária extensiva que convive em harmonia com o bioma e toda sua biodiversidade desde o século XVII foi a ligação dos produtores rurais da região com a Alianza del Pastizal. Essa união fortaleceu a iniciativa, se destacando por seu caráter inovador que soma produtores rurais, organizações ambientais, universidades, centros de pesquisa, governos, técnicos, associações de produtores, instituições de fomento, entre outros. Todos trabalhando no estudo de espécies ameaçadas e pela promoção de boas práticas de produção compatíveis com a conservação dos campos nativos do Pampa.

QUEM SOMOS

A Alianza del Pastizal nasceu da necessidade de proteger o ecossistema terrestre mais ameaçado do planeta, que são os campos nativos (pastagens naturais). Sendo esse ecossistema predominante no bioma Pampa sul americano, em 2006 a BirdLife International e seus sócios dos quatro países que compartilham esse bioma, Guyrá Paraguai, Aves Uruguay , Aves Argentinas  e SAVE Brasil criaram esta iniciativa.

Na Alianza del Pastizal, cada país tem sua autonomia de trabalho junto aos seus parceiros e produtores membros, sempre com o alinhamento geral com os demais países. Aqui vamos estar apresentando
o trabalho e projetos realizados pela
Alianza del Pastizal Brasil.

Mapa_alianza propriedades_mar_22.jpg
missao.png

MISSÃO

Conservar os campos nativos e a biodiversidade do Pampa por meio da promoção de modelos sustentáveis de geração de renda  que valorizem o produtor e sua cultura, além de agregar valor aos seus produtos e serviços.

visao.png

VISÃO

Consolidar um modelo de produção sustentável e competitivo, integrando a conservação ambiental aos interesses da produção agropecuária no Bioma Pampa.
 

valores.png

VALORES

  • Conservação do Bioma Pampa 

  • Boas práticas agropecuárias

  • Iniciativa participativa e agregadora (produtores, conservacionistas, gestores); 

  •  Negócio com propósito;

  • Capacidade de evoluir, se adaptar, inovar e crescer; 

  • Transparência.

Missão, Visão e Valores
Session_2_Background_blue_2x.png
Números

215.958

Hectares certificados

158.236

hectares de campos nativos conservados

290

Produtores

38

Municípios

Uma iniciativa que reúne produtores rurais e parceiros institucionais ligados à conservação ambiental, promovendo modelos de produção sustentáveis no bioma Pampa.

Logo_Original_1-100.jpg

Trabalhamos pela conservação
das aves na natureza. No Brasil, representamos a BirdLife
International e somos responsáveis pela Alianza del Pastizal.

Logo_SAVE_BRASIL_2x.png

Uma aliança internacional pela conservação das aves na natureza. Fundada em 1922, está presente hoje em 115 países.

Apoiadores

Apoiadores, sem os quais nada disso seria possível

BirdLife International

Logo-BRDE_Slogan_cor.png

Parceiros, que estão de mãos dadas conosco fazendo acontecer

Parceiros
GUYRA.PNG.png
Logo-BRDE_Slogan_cor.png
LOGO AUGAP 1.png
marona.png

Uma aliança internacional pela conservação das aves na natureza. Estamos presentes em 115 países.

GTPS.png
LogoColor_ICMBio_2011.jpg
A equipe

Equipe Alianza no Brasil

[Entrevista] Autor_ GKG Fotografia.jpg

Pedro Develey
Representante legal

Biólogo, formado pela Universidade de São Paulo (USP), onde também concluiu sua tese de Mestrado e Doutorado com enfoque na ecologia das aves. Atualmente é o Diretor Executivo da SAVE Brasil (BirdLife no Brasil) organização onde atua desde a sua fundação em 2004. Também atuou como consultor, especializado em diagnósticos da avifauna em diferentes biomas brasileiros. Autor de quatro livros e inúmeros trabalhos científicos e de divulgação publicados em revistas nacionais e internacionais, além de capítulos de livros com foco principal na ecologia das aves e sua conservação. Foi o presidente da Sociedade Brasileira de Ornitologia – SBO durante a gestão 2016-2017.

Michael Carroll.jpg

Michael Carroll
Diretor Técnico

Eng. Agrônomo, especializado em gestão de recursos naturais e sistemas de produção sustentáveis. Funcionário do Banco Mundial de 1992 a 2012, responsável de mais de 50 estudos e projetos agroambientais em 26 países da América Latina, África e Asia Central. Depois de participar da criação da Alianza del Pastizal, desde 2015 apoia ativamente o desenvolvimento da Alianza em Brasil, incialmente como assessor da SAVE Brasil e desde 2019 como diretor técnico da Alianza e do projeto Pro-APA Sustentável.  Adicionalmente, junto a representantes dos quatro países, participa do Diretório Regional da Alianza del Pastizal, além de fornecer consultorias para instituições internacionais.

Pedro Pascotini1.jpg

Pedro Pascotini
Coordenador Nacional

Eng. Agrônomo com mestrado em Eng. Ambiental, tem experiência na coordenação e implementação de projetos com atuação focada em sistemas de produção sustentáveis. Atuou no SEBRAE/RS na Gerência de Agronegócios responsável pela coordenação da carteira de projetos e estratégias de produção para olivicultura e Integração Lavoura-Pecuária. Como servidor público da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural - SEAPDR/RS, foi Analista Ambiental - Eng. Agrônomo, atuando em proposições de políticas públicas para o desenvolvimento das cadeias produtivas do Rio Grande do Sul. Desde 2020 é o coordenador da Alianza del Pastizal - BR.

Fernando_Couto_edited.jpg

Fernando Couto
Coordenador Pró-APA Sustentável

Administrador de empresas, com experiências em implantação de sistemas de qualidade e gestão de novos negócios. Pecuarista, gestor da Agropecuária Ibirapuitã, estabelecimento rural dedicado ao sistema de cria e membro da Alianza del Pastizal desde 2018. Apicultor, proprietário da Melnex Apicultura e Polinização, empresa especializada na produção de mel e polinização de pastagens forrageiras e campos nativos. Coordenador do projeto Pró APA Sustentável, que tem como objetivo a "Elaboração e Implementação de Planos de Recuperação de Áreas Degradadas no interior da Área de Proteção Ambiental do Ibirapuitã.

Geovana_edited.jpg

Geovana Peres
Secretária Geral

Administradora com pós-graduação em Gestão e Inovação no Agronegócio, com experiência na área administrativa financeira desde 2006, teve experiência na área de RH, departamento pessoal, financeiro e administrativo. Também atuou por mais de 4 anos como representante comercial, e de 2012 a 2015 no SEBRAE/RS desempenhou atividades na área de atendimento individual e projetos do agronegócio voltado a bovinocultura de corte e ovinocultura. Desde 2016 atua na Alianza del Pastizal – BR auxiliando na administração-financeira do projeto, além de incorporar a secretaria geral e prestar suporte diretamente a SaveBrasil.

Orgnização

Organograma Alianza del Pastizal

Mesa Diretiva Alianza del Pastizal BR

Organizacao Alianza_Prancheta 1 cópia.png
Organizacao Alianza_Prancheta 1 cópia 3.png
Ativo 1.png
Grupos que estamos inseridos

Grupos que estamos inseridos

Âncora 1

PAT

PAN CAMPOS SULINOS

GTPS

Linha do tempo da Alianza no Brasil

2009

Início do monitoramento padronizado de avifauna em propriedades certificadas Alianza del Pastizal.

Linha do Tempo
bottom of page