Banner_Pecuaria_2x.png

PARCERIA

SEBRAE/RS
e BRDE

 

Pecuária competitiva conservando o Pampa

Este projeto é um convênio de cooperação técnica e financeira entre a SAVE Brasil, SEBRAE/RS e BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul). O objetivo é contribuir para a conservação dos campos nativos do Bioma Pampa através do incremento da produtividade da pecuária de corte com práticas sustentáveis, associado à agregação de valor aos produtos.

Através do SEBRAE/RS levamos conhecimento técnico aos produtores da Alianza del Pastizal. Fazemos isso por meio de consultorias individuais, tanto técnicas como gerenciais, bem como em ações coletivas com os dias de campo, palestras, workshops e o tradicional Encuentro de Ganaderos - evento internacional que integra os pecuaristas do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.

Além disso, com a participação do BRDE, garantimos acesso a linhas de crédito especiais aos pecuaristas da Alianza, alinhadas à sustentabilidade, dentro do Plano ABC. As ações individuais contemplam 65 produtores rurais e as ações coletivas estão abertas a todos os produtores do Bioma Pampa.


 

Img_Pecuaria_Evento_2x.png
 
Main_Banner_ 1920x702_2x.png

PROJETO

Pró-APA 
Sustentável
APA Do Ibirapuitã

A iniciativa visa conscientizar sobre a produção pecuária e conservação ambiental em harmonia.

O Pró-APA Sustentável é um projeto desenvolvido pela Alianza del Pastizal que foi aprovado em edital do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO), que financia projetos via recursos do Projeto Estratégias de Conservação, Restauração e Manejo para a Biodiversidade da Caatinga, Pampa e Pantanal (GEF Terrestre). O projeto se enquadra no linha do edital de elaboração e Implementação de Planos de Recuperação de Áreas Degradadas no interior de unidades de conservação, no caso do Pró-APA Sustentável da Área de Proteção Ambiental do Ibirapuitã. Em áreas como da APA os aspectos que colaboram fortemente para a redução e degradação das áreas de campos nativos é o avanço de espécies invasoras como javali e capim annoni (Eragrostis plana), que resultam em perda de produtividade e diversidade da flora e de sua fauna associada.
 
O projeto se divide em três estratégias, são elas: (1) controle de capim-annoni utilizando o Método Integrado de Recuperação de Pastagens Degradadas "Mira Pasto" desenvolvido pela Embrapa Pecuária Sul; (2) redução populacional de javalis por meio de um programa de manejo da fauna exótica, técnica de captura e posterior abate utilizando armadilhas do tipo "jaula curral" e (3) difusão das estratégias inovadoras de controle de capim-annoni e javali e experiências adquiridas no decorrer do projeto, assim como boas práticas de produção pecuária sobre campo nativo. Essas ações serão realizadas seguindo a expertise da Alianza del Pastizal na definição de unidades demonstrativas, organização de dias de campo, eventos e Encuentro de Ganaderos.

O projeto realiza o controle das invasoras em 63 propriedades, no interior da APA do Ibirapuitã, distribuídas nos municípios de Alegrete, Rosário do Sul, Santana do Livramento e Quaraí. Serão quatro propriedades funcionando como unidades demonstrativas das técnicas, uma em cada município. As ações diretas do projeto serão implementadas em uma área mínima de 3.750 hectares selecionadas no interior da APA, incluindo a recuperação de 1.500 hectares degradados por infestação de capim annoni e 2.250 hectares por redução da população existente de javali na área localizada dentro do município de Santana do Livramento.

O FUNBIO uma agência implementadora do GEF-Terrestre, a 15ª Agência GEF no mundo e a primeira agência nacional na América Latina. O FUNBIO executa a aplicação das regras a preparação e o monitoramento do Pró-APA Sustentável que está sendo desenvolvido pela Alianza del Pastizal. As Agências GEF conferem grande capilaridade à instituição e viabilizam o uso dos recursos em um grande número de projetos.


Objetivo do projeto
Reduzir a degradação da biodiversidade em áreas prioritárias dentro da APA de Ibirapuitã.

 

Dano causados por Annoni.

Esquema de manejo
do Capim Anonni

Baixar

Esquema de manejo
do Javalis

Baixar

Dano causados por javali.

Régua.png