top of page
Certificações
Certificações
A solicitação para entrar para o quadro de membros da Alianza del Pastizal é livre e sem custos para o produtor rural que possui sua propriedade dentro dos limites do bioma Pampa. Para realizar essa solicitação é necessário preencher o formulário digital abaixo:
Etapas da Certificação:
Confira os pré-requisitos para a para a certificação:
50% da área da propriedade com campo nativo
Sistema livre de confinamento
Suplementação até 30% da dieta
Condições de bem estar animal
Depois de preenchido o formulário será selecionado um técnico certificador da Alianza del Pastizal para uma visita de avaliação da propriedade. Realizada a visita e recolhido os documentos necessários o técnico confecciona um mapa da propriedade e encaminha ao coordenador da Alianza junto a todos documentos.
O Coordenador corrige a certificação e gera um extrato, que é o resumo das informações, esse extrato é enviado ao produtor e técnico certificador para a assinatura.Assinado o extrato, o produtor passa a fazer parte do quadro de membros Alianza del Pastizal.
Importância da Alianza
Atualmente com 290 membros, a Alianza del Pastizal atua em conjunto com os produtores, que conservam um total de 158.236 ha de campos nativos em 38 municípios, sendo que a área total do quadro de membros atual chega a 215.958 ha, ou seja, na média 73% da área total é conservada com campos nativos do Pampa.
Remates
Remates
A Alianza del Pastizal realiza uma vez por ano um Remate de gado geral das propriedades Certificadas. O Remate tem por objetivo valorizar a produção dos membros que tem sistema de cria e recria, mostrando a qualidade e rusticidade dos animais produzidos em suas propriedades com base no campo nativo.
IMG_4507
IMG_4505
IMG_4510
IMG_4507
1/47
Boas práticas
de produção
Boas práticas de Produção
Em construção...
Apoio a pesquisas
Apoio a pesqusa
A Alianza del Pastizal por meio de parcerias via universidades e centros de pesquisas apoia o desenvolvimento de pesquisas relacionadas com a missão da Alianza.
Tese: Melhoramento de Pastagens Naturais do Bioma Pampa: Implicações nos Atributos Químicos do Solo, Produção E Composição Botânica Da Forragem
O objetivo do trabalho é definir quais os atributos do solo e estratégias de melhoramento de campo nativo (calagem, fertilização e sobressemeadura de espécies) que propiciam os melhores resultados em produção anual de forragem e os maiores incrementos dos estoques de C do solo de acordo com as distintas características edafoclimáticas do bioma pampa. O estudo está sendo desenvolvido em cinco propriedades rurais membras da Alianza del Pastizal nos municípios de Piratini, Lavras do Sul, Dom Pedrito, Santana do Livramento e São Pedro do Sul. Em cada propriedade rural, são testados dois ou três ambientes de produção, sendo: campo nativo sem melhoramento, campo nativo melhorado e campo nativo melhorado de longo prazo.
Os resultados obtidos no presente estudo servirão de material base para a tomada de decisão em referência as práticas de manejo de campo nativo mais adequadas de serem utilizadas nas diferentes regiões do Bioma Pampa. As práticas de calagem, adubação e sobressemeadura de espécies permitem além de aumentar os níveis de fertilidade do solo, e por consequência a produção de forragem para os animais, propiciar maiores aportes de carbono no sistema, além de garantir uma maior lucratividade dos sistemas pecuárias que tem por base forrageira os campos nativos do bioma Pampa. Até o presente momento, os trabalhos envolvendo essas práticas se delimitaram a experimentos de curta duração e em um único local do bioma, impossibilitando uma visão sistêmica dos seus benefícios, bem como as particularidades de cada prática dentro de propriedades rurais.
Difusão de
conhecimento
Difusão deConhecimento